No sábado passado, uma operação da Lei Seca foi realizada na rodovia Atílio Balbo (SP-322), em Sertãozinho, região de Ribeirão Preto, resultando na autuação de 22 motoristas. De acordo com o Detran-SP, 19 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro, dois foram pegos dirigindo sob efeito de álcool e um foi autuado por infrações de trânsito.
O objetivo da blitz era evitar acidentes causados pela combinação de álcool e direção. Ao todo, 1.477 veículos foram parados, com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
É importante destacar que tanto dirigir sob influência de álcool quanto se recusar a fazer o teste do bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, resultando em multa no valor de R$ 2.934,70. Em caso de reincidência dentro de um período de 12 meses, a multa é dobrada.
Além disso, dirigir embriagado é classificado como um crime de trânsito, passível de detenção de seis meses a três anos, suspensão da carteira de habilitação e aplicação de multa. A Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”, tem como objetivo coibir essa prática e garantir a segurança nas estradas.