O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 65 milhões para um projeto da Highline que visa levar internet para periferias. O investimento será utilizado para instalar 181 torres de 4G e 5G em áreas urbanas e rurais, principalmente em favelas de 23 estados brasileiros.
Os recursos são provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que estava inativo há 23 anos e foi redirecionado pelo governo para promover a conectividade em todo o país. O projeto foi anunciado em um evento no Rio de Janeiro e faz parte das ações do Fust, que oferece condições favoráveis para projetos prioritários, como a instalação de infraestrutura de internet em áreas carentes.
Além disso, o BNDES lançou uma chamada pública para receber propostas para o segundo ciclo do programa BNDES Periferias, que destinará mais R$ 100 milhões para projetos em favelas, sendo metade desse valor proveniente do banco e a outra metade de parceiros.
A Highline, empresa sediada em São Paulo, é especializada em infraestrutura para o setor de telecomunicações e já possui mais de 13,5 mil torres em todo o Brasil, empregando cerca de 140 colaboradores. O presidente do BNDES destacou a importância de promover a conectividade nessas regiões para promover a integração das comunidades, reduzir desigualdades e apoiar o desenvolvimento local.