Grupo terrorista islâmico Boko Haram ataca base do Exército do Chade, resultando na morte de pelo menos 40 soldados, segundo a Presidência
Na noite de domingo, a base de Barkaram, localizada em uma ilha do lago Chade perto da fronteira com o Níger, foi alvo de um ataque do grupo terrorista Boko Haram. O violento ataque resultou na morte de pelo menos 40 soldados chadianos, além de os membros do Boko Haram assumirem o controle da guarnição, roubarem armas, incendiarem veículos equipados com armamento pesado e fugirem.
Após a ocorrência, o presidente do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, visitou o local do ataque e ordenou uma operação de busca aos criminosos. O Exército chadiano é frequentemente alvo de ataques extremistas na região, e o Boko Haram tem sido responsável por várias ações anteriores.
O Boko Haram mantém uma presença insurgente armada no nordeste da Nigéria desde 2009, resultando em milhares de mortes e deslocamentos de pessoas. O Chade é um aliado importante das forças francesas e americanas na luta contra grupos jihadistas no Sahel.
Em um episódio histórico, há 10 anos, o Boko Haram sequestrou 276 meninas de uma escola em Chibok, na Nigéria, desencadeando uma campanha internacional pela libertação delas. Até hoje, 112 das vítimas permanecem desaparecidas, após o sequestro que as levou para a floresta de Sambisa, reduto do grupo. Familiares das meninas acusaram o governo de abandono durante o incidente.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2219453/ataque-do-boko-haram-contra-exercito-do-chade-mata-ao-menos-40-soldados)