Valtteri Bottas, piloto finlandês de 35 anos, não ocupará um assento no grid da Fórmula 1 na temporada de 2025. Ele retornará à equipe Mercedes como piloto reserva. Bottas foi confirmado pela equipe alemã depois de deixar a Kick Sauber, onde foi preterido em favor de Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg.
Bottas tinha contrato com a Sauber somente até o final deste ano e, juntamente com o chinês Guanyu Zhou, foi dispensado da equipe, que foi adquirida pela Audi. Dessa forma, a Sauber contará com uma dupla de pilotos totalmente nova em 2025, marcando o retorno de um brasileiro ao grid como titular.
O finlandês acertou seu retorno para a Mercedes, equipe na qual teve seus melhores anos na Fórmula 1 ao lado de Lewis Hamilton entre 2017 e 2021. Durante esse período, Bottas conquistou 10 vitórias, 20 poles e foi vice-campeão mundial em 2019 e 2020.
Na Mercedes, Bottas substituirá Mick Schumacher como piloto reserva, enquanto os titulares para 2025 serão George Russell e o estreante italiano Kimi Antonelli. Bottas poderá ter oportunidades no grid caso Antonelli não atenda às expectativas.
Em sua declaração, Bottas afirmou que ainda tem muito a contribuir para a Fórmula 1 e está ansioso para ajudar a Mercedes a progredir em direção ao objetivo de lutar por campeonatos mundiais.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/2240846/apos-perder-vaga-para-bortoleto-bottas-volta-a-mercedes-como-piloto-reserva)