Domingo, Novembro 24, 2024
InícioPoliticaBoulos pede, e conselho adia votação do caso Janones em meio a...

Boulos pede, e conselho adia votação do caso Janones em meio a mal-estar no PSOL

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou a votação do parecer que propõe o arquivamento da representação contra André Janones (Avante-MG) por suspeita de “rachadinha, a pedido de Guilherme Boulos (PSOL-SP). Boulos telefonou ao presidente do Conselho, Leur Lomanto Júnior, informando que chegaria a Brasília apenas por volta das 18h, adiando assim a votação para a próxima semana.

Tanto Boulos quanto Janones são aliados do presidente Lula (PT), com Boulos sendo seu candidato à Prefeitura de São Paulo e Janones integrando a campanha eleitoral digital de 2022. O voto de Boulos a favor de Janones gerou insatisfação dentro da própria bancada do PSOL, por ir contra a postura tradicional do partido no Congresso.

As suspeitas contra Janones surgiram após um áudio de 2019, divulgado pelo site Metrópoles, no qual o deputado teria solicitado que seus assessores devolvessem parte de seus salários para ajudar a recompor seu patrimônio após uma eleição fracassada em 2016. Boulos utilizou uma decisão do STF de forma equivocada em seu voto, alegando que Janones não era parlamentar na época da gravação, o que foi contestado.

Janones nega as acusações de “rachadinha”, afirmando que solicitou contribuições de amigos, que se tornariam seus assessores, para quitar dívidas em conjunto das eleições de 2016, mas que a devolução dos salários não ocorreu devido a orientações jurídicas.

Para mais detalhes, acesse a matéria completa em [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2155957/boulos-pede-e-conselho-adia-votacao-do-caso-janones-em-meio-a-mal-estar-no-psol).

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias