As exportações de carne bovina do Brasil atingiram um marco histórico em agosto, ultrapassando a marca de 300 mil toneladas em um único mês pela primeira vez, conforme divulgado pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e pelo governo. O total exportado foi de 301.951 toneladas, contemplando tanto produtos processados quanto in natura, com notável destaque para as vendas para a China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.
Essa quantidade representa um crescimento significativo de 31,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A produção de carne bovina no Brasil está em alta, com os abates de bovinos atingindo recordes no segundo trimestre, conforme apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês anterior, as exportações já haviam batido recorde, impulsionadas pela demanda nos mercados internacionais e pela favorável taxa de câmbio. Apesar da queda nos preços, a receita das exportações em agosto aumentou 16,7%, atingindo 1,122 bilhão de dólares.
No acumulado do ano, as exportações de carne bovina totalizaram 2,03 milhões de toneladas, representando um crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita também registrou um aumento de 20%, alcançando 8,1 bilhões de dólares.
Em 2024, a China se destacou como o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, com aumento de 9,5% nas compras até agosto. Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos também figuraram como importantes importadores do produto brasileiro.
Ao todo, 89 países aumentaram suas importações de carne bovina do Brasil neste ano, enquanto 76 reduziram suas compras.