Levantamento aponta que mais de 600 mil crianças aguardam vagas em creches públicas no Brasil
Um estudo nacional realizado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), em parceria com entidades da sociedade civil e o Ministério da Educação (MEC), revelou que 632.763 crianças estão na fila de espera por vagas em creches públicas no país. Esta situação atinge quase metade dos municípios brasileiros, com 44% deles registrando a falta de vagas na educação infantil.
Realizado entre junho e agosto deste ano, o levantamento visa contribuir para a elaboração de um plano de ação para ampliar a oferta de vagas na educação infantil em todo o território nacional. As conclusões apontam que a escassez de vagas em creches é um problema relevante, com diversas causas que vão desde a distância entre a residência e a instituição de ensino até a falta de conscientização sobre a importância da educação infantil.
Além disso, o estudo também identificou que muitas crianças em idade pré-escolar enfrentam dificuldades para ter acesso à educação, com 78.237 crianças fora da pré-escola, sendo que metade delas está nessa situação devido à falta de vagas na rede de ensino.
Diante desse cenário, o Ministério da Educação (MEC) anunciou investimentos na educação básica, com a construção de 2,5 mil novas creches e pré-escolas por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outras iniciativas estão sendo planejadas para garantir a retomada de obras paralisadas e inacabadas na educação básica.
Especialistas ressaltam a importância de um plano de apoio aos municípios para universalizar a pré-escola e expandir as vagas em creches, priorizando as crianças mais vulneráveis para reduzir as desigualdades sociais. A colaboração entre União, estados e municípios é fundamental para enfrentar essa realidade e assegurar o acesso de todas as crianças à educação infantil de qualidade.