O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o governo brasileiro planeja apoiar a produção de 1 milhão de toneladas de arroz por meio de contratos de opções públicas. Ao invés de realizar leilões para importar arroz, a estratégia é incentivar a produção interna.
De acordo com Fávaro, essa medida busca assegurar um suprimento adequado do produto no mercado, com o governo só desembolsando recursos se os produtores exercerem seu direito de vender o arroz ao Estado. Estima-se que o programa terá um custo de cerca de 1,7 bilhão de reais.
A diversificação da produção de arroz em diferentes regiões do país é destacada como um ponto importante, já que atualmente a maior parte da safra está concentrada no Rio Grande do Sul. Além disso, o governo pretende aumentar a subvenção ao prêmio do seguro rural para até 3 bilhões de reais por ano.
Essas ações têm como objetivo impulsionar a produção nacional de arroz e assegurar a estabilidade do mercado interno. Para mais informações, acesse a notícia completa no [site Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/380214-brasil-preve-apoiar-producao-de-1-mi-t-de-arroz-com-contratos-de-opcoes-diz-ministro.html).