Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioPoliticaBrasileiros clamam por punição severa a candidatos que compartilham notícias falsas

Brasileiros clamam por punição severa a candidatos que compartilham notícias falsas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), foi constatado que 88% dos brasileiros são favoráveis à punição de candidatos que se beneficiam de fake news durante as eleições. O estudo, que ouviu 3 mil pessoas em todo o país, apontou que a impugnação da candidatura é a forma de punição mais apoiada, com 52% das respostas, seguida por multa em dinheiro (14%), suspensão da campanha eleitoral (12%), suspensão da propaganda eleitoral (10%) e repreensão pública (3%).

A pesquisa também destacou que as fake news são uma das principais preocupações da população durante o período eleitoral, com 73% dos entrevistados concordando que deve haver punições severas para quem se envolve nessa prática.

Além disso, a maioria dos brasileiros considera relevante a votação para os cargos de prefeito e vereador nas eleições de outubro, com 68% demonstrando muito interesse nesses cargos. O levantamento revelou que a escolha do prefeito é considerada importante por 93% da população, enquanto a eleição de vereadores é relevante para 79%.

Outro dado relevante da pesquisa foi a preferência dos brasileiros em utilizar a televisão e as redes sociais como principais fontes de informação sobre as eleições, com 37% e 30% de preferência, respectivamente. Além disso, a maioria dos entrevistados considera importante assistir aos debates entre os candidatos na televisão (22%) e acompanhar as informações dos candidatos nas mídias sociais (16%).

Por fim, a pesquisa apontou que a saúde pública é a área prioritária para a maioria dos entrevistados (55%) em relação aos futuros prefeitos e prefeitas, seguida por emprego, renda e educação (10%) e segurança pública (9%).

Fonte: Notícias ao Minuto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias