A holding Zamp, que detém as marcas de fast food Burger King e Popeyes no Brasil, concluiu recentemente a aquisição da Starbucks, que possui três lojas em Ribeirão Preto. A empresa tem planos de expandir a rede de cafeterias no país até 2025, revertendo o fechamento de diversas lojas nos últimos anos devido a problemas financeiros.
A compra da Starbucks foi finalizada cerca de três semanas atrás, com a Zamp assumindo o controle da empresa. A gestora Mubadala Capital, que é a proprietária da Zamp, destacou o potencial de mercado da Starbucks, que enfrentou dificuldades financeiras e fechou mais de 50 lojas no Brasil nos últimos dois anos.
Embora o anúncio da aquisição por R$120 milhões tenha sido feito em junho, ainda existem questões pendentes devido à situação de recuperação judicial da antiga proprietária da Starbucks. Além disso, a Zamp está expandindo as marcas Burger King e Popeyes, e recentemente adquiriu a operação da Subway no Brasil.
O setor de alimentação tem sido alvo de investimentos da Mubadala no Brasil, principalmente devido aos impactos da pandemia, que levaram várias empresas a enfrentar dificuldades financeiras. O gestor ressaltou a importância de identificar oportunidades em situações especiais, como conflitos entre sócios ou questões regulatórias.
A estratégia da Mubadala Capital envolve investimentos em vários setores, totalizando US$3 bilhões, incluindo infraestrutura e consumo. A empresa busca ativos com potencial de crescimento em cenários complexos, visando oportunidades de expansão.