Segundo informações da Folha de S.Paulo, os contribuintes que enviaram suas declarações do Imposto de Renda no início do prazo e não caíram na malha fina, mas não foram contemplados no segundo lote de restituição, poderão receber o valor na próxima lista, prevista para ser divulgada no final de julho. A consulta ao segundo lote, que contempla 5,8 milhões de contribuintes, já está disponível a partir das 10h desta sexta-feira (21). O primeiro lote, divulgado no final de maio, incluiu 5.797.491 nomes.
A distribuição dos valores de restituição segue uma ordem de prioridade, beneficiando primeiro idosos com 80 anos ou mais, seguidos por idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e/ou doença grave, contribuintes com maior fonte de renda proveniente do magistério, contribuintes do Rio Grande do Sul, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix, e por fim, os demais contribuintes.
Em caso de empate dentro de um mesmo grupo prioritário, o desempate é realizado com base na data de entrega da declaração. Após os dois primeiros lotes de restituição, aproximadamente 14,6 milhões de contribuintes ainda aguardam pelo pagamento. O próximo lote está previsto para consulta em 24 de julho e o pagamento será efetuado em 31 de julho, com correção de 1% acrescido da taxa Selic.
Após o terceiro lote, a Receita Federal ainda divulgará mais duas listas de restituição, nos últimos dias de agosto e setembro. Os pagamentos são realizados em lotes, considerando a ordem de prioridade dos contribuintes, e a restituição é depositada em conta-corrente, poupança ou conta de pagamento, sendo possível também receber via Pix, desde que a chave seja o CPF do titular. Em caso de erro na declaração que leve à malha fina, o contribuinte precisará corrigir a situação para receber a restituição.