A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) formalizará uma reclamação à Conmebol pedindo a punição dos árbitros envolvidos na partida entre Brasil e Colômbia, válida pela Copa América. Segundo informações do UOL, a entidade está redigindo um documento que será enviado à Conmebol nesta quarta-feira (3), destacando falhas na atuação da equipe de arbitragem.
A CBF solicita a suspensão dos árbitros, incluindo o árbitro central Jesus Valenzuela, da Venezuela, e o árbitro de vídeo Mauro Vigliano, da Argentina, bem como os demais membros da equipe. A principal queixa refere-se ao pênalti não assinalado sobre Vini Jr, erro reconhecido pela própria Conmebol. Além disso, a crítica da CBF aborda questões disciplinares, critérios de cartões e marcações de faltas.
O documento será enviado não apenas à Conmebol, mas também à comissão de arbitragem da Fifa, para que esteja ciente do ocorrido, visto que os árbitros atuam internacionalmente. A decisão de não ter chamado Valenzuela para revisar o lance do pênalti sobre Vini Jr causou desconforto na CBF, uma vez que as imagens não mostram o toque leve de Muñoz na bola, como a cabine de vídeo alegou.
Após o empate em 1 a 1 com a Colômbia, o Brasil se classificou em segundo lugar no grupo D e enfrentará o Uruguai nas quartas de final. Já a Colômbia jogará contra o Panamá. Ambos os jogos estão agendados para o próximo sábado.