O mercado de apostas online, também conhecido como “bets”, está em ascensão no Brasil, conforme apontado pelo jornal Valor Econômico. Atualmente, 15 dos 20 times da Série A do futebol brasileiro têm empresas de apostas como seus principais patrocinadores. O CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, expressou preocupação com o impacto desse crescimento a longo prazo no consumo, ressaltando que a falta de regulação nesse setor pode acarretar consequências negativas.
De acordo com projeções do Valor Econômico, o montante movimentado em jogos digitais poderá chegar a entre R$ 120 bilhões e R$ 130 bilhões até 2024. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) estão conduzindo discussões internas sobre os possíveis efeitos das apostas no varejo.
Frederico Trajano destacou que as camadas de baixa renda que utilizam cartões de crédito são as primeiras a sofrer os efeitos adversos dessas práticas. O executivo alertou que o problema das apostas online pode evoluir para uma questão de saúde pública, mencionando o Hospital das Clínicas sobrecarregado com pessoas afetadas por esse fenômeno.
Essa preocupação foi compartilhada durante uma reunião com o ex-governador Geraldo Alckmin, evidenciando a atenção do setor varejista a esse tema, que pode ter implicações significativas no futuro.