Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando neste final de semana, sendo um dos principais fatores responsáveis pelas chuvas intensas do verão de 2025 até o momento, segundo meteorologistas. De acordo com a Climatempo, essa ZCAS é uma extensa faixa de nuvens que vai do sul da Amazônia até o Sudeste e marca a primeira ocorrência deste fenômeno neste ano, prevista para permanecer ativa até 9 de janeiro.
Os índices de chuva previstos para os próximos dias são consideráveis, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas no Estado de São Paulo, vigente até as 10h deste domingo (5), podendo ser estendido a qualquer momento. O alerta destaca chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de ocorrência de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As regiões mencionadas no comunicado incluem a Macro Metropolitana Paulista e a Metropolitana de São Paulo.
Fonte: Cidade ON