Domingo, Janeiro 19, 2025
InícioAgronegócioClima: Previsão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul e Santa...

Clima: Previsão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina para os próximos sete dias

De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (20), a umidade do ar em regiões do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil está abaixo de 12%, o que aumenta o risco de incêndios. Previsões climáticas indicam a possibilidade de chuvas em partes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Amazonas e Roraima nos próximos dias, porém, são esperadas chuvas pouco volumosas, com uma tendência de diminuição da precipitação nas regiões Sul e Sudeste do país.

Segundo os modelos de previsão, estão previstas chuvas entre 20 e 45 milímetros em 24 horas a partir do sul do Rio Grande do Sul na quinta-feira (22), com acumulados menores no centro do estado. Já na sexta-feira (23), o norte gaúcho e o oeste de Santa Catarina devem registrar volumes de quase 100 milímetros em 24 horas. Em outras áreas de Santa Catarina, os acumulados devem variar entre 9 e 45 milímetros em 24 horas no domingo (25), com condições semelhantes esperadas para o leste do Paraná. Entretanto, no oeste paranaense, são previstas chuvas com volumes menores, não ultrapassando 15 milímetros em 24 horas.

No extremo nordeste do Paraná e no sul e litoral de São Paulo, são esperadas chuvas mais intensas a partir de domingo, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevendo acumulados de até 90 milímetros em 24 horas para o litoral sul paulista.

Enquanto isso, a onda de calor e a baixa umidade do ar permanecem em grande parte do país, com alertas de perigo emitidos pelo Inmet. A alta temperatura abrange o Centro-Sul do Brasil, com alertas de perigo para onda de calor desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais, passando por outras regiões. Além disso, alertas de perigo para umidade relativa do ar entre 20% e 12% foram emitidos em áreas que vão do Paraná até o Nordeste e sul da Região Norte. Em algumas regiões, como o norte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e outras, o alerta é de grande perigo para umidade relativa do ar abaixo de 12%, com risco elevado de incêndios florestais e para a saúde.

Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/383219-semana-deve-registrar-chuvas-em-areas-do-rio-grande-do-sul-santa-catarina-parana-e-sao-paulo.html)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias