No dia 1 de julho de 2024, Marcelo Lucas da Silva, Diretor Administrativo da Aprosoja RO, divulgou informações sobre a colheita do milho safrinha em Rondônia. De acordo com ele, houve uma redução na área plantada do cereal devido ao atraso na colheita da soja. Até o momento, cerca de 40% das áreas de milho safrinha já foram colhidas no estado, porém há uma expectativa de quebra na produtividade entre 15% a 20%, devido às condições climáticas desfavoráveis ao desenvolvimento das plantas.
Em condições normais, a média de produtividade do milho safrinha é de aproximadamente 100 sacas por hectare, mas este ano deve ficar entre 70 a 80 sacas por hectare. Além disso, houve uma redução de 25% a 30% na área plantada, causada pelo atraso na safra de soja, levando alguns produtores a perder o período ideal de semeadura do milho segunda safra e optar por não arriscar.
Essas informações foram divulgadas pela liderança da Aprosoja de Rondônia e estão disponíveis na fonte original da notícia em [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/milho/379939-colheita-do-milho-safrinha-em-rondonia-vai-ganhando-ritmo-mas-com-expectativa-de-quebra-entre-15-a-20-aponta-lideranca.html).