Ministério da Saúde abre Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde
Com o intuito de se preparar para enfrentar situações de emergência ocasionadas por eventos climáticos, como queimadas, escassez de água e chuvas intensas, o Ministério da Saúde inaugurou em Brasília a Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde. Este espaço terá a finalidade de acompanhar situações críticas, como incêndios no Pantanal e períodos de seca prolongada na região amazônica, e elaborar estratégias de adaptação do setor de saúde diante das mudanças climáticas.
Dentre as responsabilidades da Sala de Situação estão a elaboração de diretrizes para emergências climáticas, coordenação de ações de emergência, interação com gestores locais, divulgação de informações sobre saúde pública e assistência, entre outras medidas. O grupo se reunirá semanalmente e contará com representantes de todas as áreas do ministério, podendo ainda envolver participação de agentes de outros órgãos e entidades.
Além de monitorar emergências, a Sala de Situação desenvolverá campanhas educativas e programas de treinamento para profissionais de saúde que atuam em regiões afetadas, especialmente em comunidades mais vulneráveis. O grupo também terá a responsabilidade de criar um Plano Setorial de Adaptação à Mudança Climática, visando a redução dos impactos das mudanças climáticas na saúde da população e nos serviços de saúde.
Relatórios técnicos quinzenais sobre a situação epidemiológica das ações em andamento serão enviados à ministra da Saúde, Nísia Trindade. Para mais detalhes, confira a notícia completa da Agência Brasil [aqui](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-08/saude-cria-sala-de-situacao-para-monitorar-emergencias-climaticas).