Domingo, Novembro 24, 2024
InícioSaudeComo se proteger do aumento do risco de doenças infecciosas no Rio...

Como se proteger do aumento do risco de doenças infecciosas no Rio Grande do Sul

Especialistas da Fiocruz alertam para aumento de doenças infecciosas no Rio Grande do Sul após enchentes

Especialistas do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz) emitiram um comunicado técnico apontando o crescimento da incidência de diversas doenças infecciosas na população do Rio Grande do Sul. Dentre as enfermidades destacadas estão as respiratórias (como covid-19, gripes, resfriados e tuberculose), gastrointestinais (hepatite A e diarreia infecciosa), transmitidas por vetores (principalmente a dengue) e leptospirose.

Adicionalmente, os especialistas também chamaram a atenção para o aumento de acidentes envolvendo animais peçonhentos, que podem surgir em residências com a redução das águas após as enchentes.

O pesquisador Diego Xavier, do Observatório de Clima e Saúde, explicou que as regiões dos vales, a região metropolitana de Porto Alegre, a depressão central e o litoral norte do estado historicamente apresentam maior incidência de acidentes com animais peçonhentos. Com o aumento do nível das águas, cresce o risco de acidentes com aranhas e serpentes, assim como a propagação de doenças como leptospirose, diarreias e dengue.

Os especialistas também destacaram a importância de cuidar da saúde mental dos desabrigados, profissionais e voluntários envolvidos nas operações de emergência, devido ao aumento de casos de transtorno de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade.

O comunicado técnico ressaltou a necessidade de ações coletivas por parte do sistema de saúde para reduzir os riscos para a população, tais como campanhas de vacinação, fornecimento de água potável, instalações sanitárias adequadas nos abrigos, controle de vetores, acesso contínuo a medicamentos e cuidados médicos para doentes crônicos, além de apoio à saúde mental da população.

Fonte: Agencia Brasil

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias