Os radares localizados nas rodovias Cândido Portinari (SP-334) e Ronan Rocha (SP-345) dentro do perímetro urbano de Franca ainda não estão em operação. A concessionária responsável pela instalação, Arteris ViaPaulista, comunicou que aguarda a homologação dos dispositivos no Diário Oficial do Estado de São Paulo para ativá-los.
Esses radares foram instalados em 2022, com um investimento aproximado de R$ 11,5 milhões, e estão posicionados próximos à Coca-Cola e à Unifran, na rodovia Ronan Rocha, e na Cândido Portinari, próximo ao Franca Shopping, Vila São Sebastião, Jardim Guanabara e Leporace.
A velocidade máxima permitida nessas áreas é de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados. Enquanto os radares aguardam homologação para entrar em funcionamento, têm sido alvo de atos de vandalismo e furtos, o que levou a concessionária a realizar reparos nos danos aos fios e cabos.
Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2861391/franca-e-regiao/2024/10/concessionaria-espera-homologacao-para-ativar-radares-em-franca)