A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda, totalizando R$ 8,5 bilhões que serão pagos a 6,09 milhões de contribuintes. Os depósitos serão realizados no dia 31 de julho de acordo com a opção escolhida pelo contribuinte na declaração.
Para verificar a elegibilidade à restituição, é possível consultar o site da Receita, o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o portal e-CAC. É necessário possuir uma conta nível prata ou ouro no portal gov.br.
O terceiro lote beneficia diversos grupos de contribuintes, como idosos, pessoas com deficiência, professores, residentes do Rio Grande do Sul, além daqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix. Também há restituições para contribuintes não prioritários, incluindo os que estavam na malha fina de anos anteriores.
O calendário de restituição do Imposto de Renda para 2024 prevê os seguintes pagamentos: terceiro lote em 31 de julho, quarto lote em 30 de agosto e quinto lote em 30 de setembro. Para os não contemplados no terceiro lote, o valor será corrigido com a taxa Selic, atualmente em 10,5% ao ano.
A Receita Federal oferece diferentes formas de consulta, seja pelo site, aplicativo ou portal e-CAC. Aqueles que não receberem neste lote terão mais três oportunidades, com os pagamentos agendados nos últimos dias úteis de cada mês.