Consumidores da zona do euro reduzem expectativas de inflação, aponta pesquisa do BCE
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Banco Central Europeu (BCE) na terça-feira, os consumidores da zona do euro diminuíram suas expectativas de inflação no mês passado. As previsões indicam que a inflação para os próximos 12 meses caiu de 3,0% para 2,9%, alcançando o patamar mais baixo desde setembro de 2021. Já as expectativas para a inflação daqui a três anos recuaram de 2,5% para 2,4%, ainda acima da meta de 2% estabelecida pelo BCE.
No mês passado, a inflação na zona do euro atingiu 2,4%, e a previsão é de que permaneça em torno desse nível pelo restante do ano antes de começar a desacelerar novamente. O BCE estima que a meta de inflação de 2% será alcançada em 2025.
A pesquisa revelou que os entrevistados mais jovens apresentaram expectativas de inflação mais baixas em comparação com os entrevistados mais velhos, indicando uma convergência nas percepções de inflação entre os diferentes grupos etários.
Apesar de ter sinalizado a possibilidade de redução das taxas de juros em junho devido à desaceleração no crescimento dos preços, alguns formuladores de políticas alertam contra decisões precipitadas, destacando que as pressões inflacionárias ainda persistem e que o retorno da inflação à meta não é garantido.
As expectativas em relação à renda se mantiveram estáveis, e os consumidores demonstraram menor pessimismo em relação ao crescimento econômico, prevendo uma contração de 0,8% no próximo ano, em comparação com uma queda de 1,1% registrada no mês anterior. Além disso, as previsões indicaram apenas um leve aumento no desemprego, sugerindo um mercado de trabalho relativamente estável, conforme relatado pelo BCE.
(Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/377589-consumidores-da-zona-do-euro-reduzem-expectativas-de-inflacao-mostra-pesquisa-do-bce.html))