O corpo de Santa Teresa de Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesús, que viveu no século XVI na Espanha, continua bem conservado após 442 anos de sua morte, segundo a Igreja Católica. Seu túmulo é protegido por um sistema de segurança com 10 chaves compartilhadas entre os Carmelitas Descalços, o padre geral dos Carmelitas em Roma, o Duque de Alba e o rei.
Recentemente, o túmulo da santa foi autorizado a ser aberto no final de agosto, com permissão do Papa Francisco. Durante o processo, cientistas e médicos italianos estiveram presentes para analisar o estado de conservação do corpo, do coração, de um braço e de uma mão de Santa Teresa, para fins de reconhecimento canônico.
A Diocese de Ávila afirmou que o corpo de Santa Teresa permanece preservado desde a última exumação em 1914 e comparando o estado atual com fotos de 110 anos atrás, os pesquisadores constataram que o rosto e os pés da santa estão conservados da mesma forma.
Imagens e radiografias dos restos mortais foram enviadas para um laboratório na Itália para análise científica, e um relatório com as conclusões sobre a conservação do corpo de Santa Teresa será divulgado nas próximas semanas.