O debate eleitoral realizado pela Band na quinta-feira, 8 de agosto, foi marcado pela estreia da maioria dos candidatos a prefeito de São Paulo nesse formato. Com exceção de Guilherme Boulos (PSOL), os demais postulantes nunca haviam participado de debates televisivos para discutir propostas com seus adversários.
José Luiz Datena (PSDB) fez sua volta ao canal que o projetou, assumindo um novo papel no debate, ao lado de Tabata Amaral (PSB), que se sentiu desapontada com o comportamento do candidato tucano.
De acordo com informações do Estadão, os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Boulos, apoiados por Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respectivamente, serão os principais alvos dos concorrentes, que buscam quebrar a polarização representada por essas duas candidaturas.
Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada em 30 de julho, apontou um empate triplo entre Nunes (20%), Boulos (19%) e Datena (19%), seguidos por Pablo Marçal (12%) e Tabata (5%).
Durante o debate, Nunes deve enfrentar questionamentos de Boulos sobre o “abandono da cidade” e possíveis irregularidades em obras públicas realizadas em sua gestão. Por sua vez, Boulos terá que se defender de críticas sobre seu passado no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e as invasões de propriedades realizadas pelo movimento.
Datena buscará estabelecer diferenças com Nunes e Boulos, apresentando-se como um candidato independente, sem ligações políticas com Bolsonaro ou Lula, e pretendendo disputar o legado de Bruno Covas (PSDB).
Tabata Amaral usará o debate para se tornar conhecida pelos eleitores, apresentando suas propostas de governo e seu grupo de trabalho. Já Pablo Marçal, que não teve a participação confirmada no debate, prometeu revelar informações polêmicas sobre seus adversários em debates futuros.
Marina Helena, candidata pelo Partido Novo, não participou do primeiro debate devido a uma decisão judicial que barrou sua presença com base na legislação eleitoral. Ela tentou participar do encontro, sem sucesso.
Outros debates entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo estão programados, promovidos por veículos como TV Cultura, Rede TV, UOL e Folha de S.Paulo, com o último encontro antes das eleições marcado para a Rede Globo em 3 de outubro.