Conforme divulgado pelo Conselho da Justiça Federal, foi disponibilizado o montante de R$ 2,06 bilhões para o pagamento de atrasados a aposentados e pensionistas do INSS que obtiveram vitória em ações contra o órgão. Esse valor será destinado aos beneficiários que ganharam processos para concessão ou revisão de benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, abrangendo 134,5 mil segurados em 101,2 mil processos.
Os pagamentos serão efetuados pelos Tribunais Regionais Federais de acordo com a região do país, com previsão de conclusão em até duas semanas após o início do processamento. Além disso, o CJF também liberou recursos para o pagamento de outras ações, totalizando R$ 2,4 bilhões em 163,8 mil processos e beneficiando 208.239 pessoas.
Os segurados que possuem ações contra a Previdência podem consultar o site do TRF responsável por seu caso para obter informações sobre a data de recebimento. É relevante destacar que as RPVs são ações com valores de até 60 salários mínimos e têm os pagamentos realizados de forma mais ágil, em até dois meses após a determinação judicial.