Domingo, Novembro 24, 2024
InícioSaudeDemanda por transplantes de córnea dispara no Brasil em uma década

Demanda por transplantes de córnea dispara no Brasil em uma década

De acordo com informações divulgadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o número de pacientes aguardando por um transplante de córnea no Brasil quase triplicou nos últimos dez anos, atingindo 28.937 em junho de 2024, em comparação com 10.734 em 2014. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram a lista de espera, com aproximadamente 12,5 mil pacientes.

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo nos procedimentos eletivos, contribuindo para o aumento expressivo na fila de espera por transplantes de córnea, que cresceu 33% em 2020. Desde então, a lista de espera continuou a aumentar, alcançando 26.905 pacientes em 2023.

A média nacional de tempo de espera para realizar os transplantes é de 194 dias, sendo que alguns estados, como Maranhão e Pará, têm esperas que ultrapassam 19 meses. O CBO destaca que para zerar a fila de espera atual seria necessário quase dobrar a capacidade anual de transplantes, uma vez que o país realizou 16.027 procedimentos no ano passado.

A entidade ressalta a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e a necessidade de melhorar a infraestrutura dos bancos de olhos em todo o país. Essas questões serão abordadas durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, agendado para setembro em Brasília.

Fonte: [Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-09/fila-para-transplantes-de-cornea-no-pais-quase-triplica-em-uma-decada)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias