Uma jovem australiana de 25 anos relatou ter sido vítima de um estupro coletivo em Paris, durante a madrugada de sábado (20), em um incidente que gerou preocupação para os organizadores dos Jogos Olímpicos. O caso ocorreu no boulevard de Clichy, no 18º distrito de Paris, próximo a Montmartre, e foi divulgado pela imprensa francesa na segunda-feira (22). A turista foi atacada por cinco homens por volta das 5h, sendo descritos como de origem africana, mas conseguiu escapar e buscar ajuda em um estabelecimento de fast food. Posteriormente, foi socorrida pelos bombeiros e levada a um hospital próximo.
A vítima, que estava confusa, não conseguiu fornecer muitos detalhes sobre o incidente, e até a manhã de terça-feira (23), nenhum suspeito havia sido preso. O Comitê Organizador de Paris-2024 expressou pesar pelo ocorrido e afirmou estar colaborando com as autoridades francesas na investigação, ressaltando a importância da luta contra a violência sexual, tema de campanhas de conscientização durante os Jogos.
Apesar de não fazer parte da delegação australiana, o Comitê Olímpico Australiano reforçou a orientação dada aos atletas para não utilizarem o uniforme olímpico nas ruas de Paris por questões de segurança. A cidade está sob um esquema de segurança reforçado para a cerimônia de abertura dos Jogos, com 45 mil agentes mobilizados, incluindo policiais de diversos países, como o Brasil.