Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEconomiaDesaceleração do IGP-10 em julho impulsionada pela deflação no Grupo Alimentação, aponta...

Desaceleração do IGP-10 em julho impulsionada pela deflação no Grupo Alimentação, aponta análise da FGV

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) teve um aumento de 0,45% em julho, desacelerando em relação ao mês anterior, quando havia subido 0,83%. Segundo o economista André Braz, da FGV IBRE, a maioria dos índices que compõem o IGP-10 apresentaram desaceleração de junho para julho, mesmo com efeitos sazonais e a desvalorização mais acentuada do real em relação ao dólar.

No grupo Alimentação, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou uma queda de 0,12% em julho, após um aumento de 0,92% em junho. Já o grupo de Transportes teve um aumento de 0,28%, comparado a 0,37% no mês anterior. O IPC também apresentou aumento nos grupos de Vestuário e Habitação em julho.

Dentro do Índice de Preços do Produtor Amplo (IPA), houve uma desaceleração de 0,88% para 0,49% entre junho e julho. Os Bens Finais e Bens Intermediários tiveram redução em suas taxas de variação, influenciados principalmente pelos preços dos alimentos in natura e materiais.

No grupo de Matérias-Primas Brutas, a taxa variou de 0,80% em junho para 0,96% em julho, com destaque para as altas do café em grão, laranja e cacau, e quedas nos preços da soja em grão, arroz em casca e minério de ferro.

Esses dados refletem a dinâmica da economia e dos preços ao consumidor e produtor, com impactos de diversos fatores internos e externos. Para mais informações, acesse a fonte Notícias ao Minuto.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias