O Projeto Campo Futuro realizou um encontro com produtores de maçã em São Joaquim, Santa Catarina, na última segunda-feira (12), com o intuito de analisar os custos de produção da cultura. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural local, o evento reuniu produtores, técnicos e representantes da cadeia produtiva.
Durante o encontro, foram identificados os principais custos que impactam os resultados financeiros dos produtores, além de discutir estratégias para gerenciá-los. O presidente do Sindicato Rural de São Joaquim, Antônio Marcos Pagani de Souza, ressaltou a importância da fruticultura, especialmente da produção de maçã na região.
A assessora técnica da CNA, Letícia Assis Barony Valadares Fonseca, apresentou detalhes sobre uma propriedade representativa na produção de maçã na região, abordando informações como sistema de cultivo, produtividade e escoamento da produção. Após o evento, Ilson Castello Branco, diretor financeiro do Sindicato Rural, destacou a importância de conhecer os gastos e projeções de lucro para avaliar a viabilidade econômica da atividade.
Mauricio Montibeller, da Associação Catarinense de Produtores de Maçã e Pera (AMAP), também destacou a relevância do levantamento de custos para os produtores. O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, enfatizou a importância do Projeto Campo Futuro em fornecer informações estratégicas para auxiliar os produtores rurais nas tomadas de decisão.
A iniciativa visa acompanhar a evolução dos custos de produção, analisar a rentabilidade das atividades agropecuárias e gerenciar os preços e o comportamento da produção. Para mais informações, acesse a matéria completa no [site Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/hortifruti/382747-painel-do-campo-futuro-levanta-custos-de-producao-da-maca-em-sao-joaquim.html).