Na primeira reunião entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a agência de fomento do governo Desenvolve SP, foi discutido o desenvolvimento de pequenas e médias propriedades rurais por meio da irrigação fotovoltaica. O objetivo é atender ao Decreto Estadual n° 68753, do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, que busca fornecer diretrizes para lidar com os impactos da estiagem prolongada que afetou as lavouras do Estado de São Paulo em 2024.
Entre as ações debatidas, está a possibilidade de disponibilizar crédito pela agência e o Fundo de Expansão Agrícola (FEAP) para culturas como cana-de-açúcar, citros e café, que dependem de irrigação. O objetivo é promover o desenvolvimento e garantir a capacidade produtiva de pequenos e médios produtores diante das adversidades climáticas, especialmente durante períodos de estiagem.
A irrigação fotovoltaica utiliza a luz solar como fonte de energia para alimentar as bombas de água usadas nas plantações. Esse sistema é uma fonte de energia renovável e limpa, baseada no efeito fotoelétrico para gerar eletricidade. A Secretaria de Agricultura já apoia projetos de energia fotovoltaica e busca atrair investidores interessados.
O próximo passo será identificar as áreas de produção do Estado, analisar as culturas e regiões com potencial para adotar opções de crédito e fortalecer a parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Desenvolve SP.