A campanha Outubro Rosa tem como principal propósito conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres e uma das principais causas de morte feminina. As atividades ocorrem ao longo de todo o mês, mas os exames podem ser realizados em qualquer período do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 73 mil novos casos são identificados anualmente no Brasil.
Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que foram realizados mais de 329 mil procedimentos clínicos ambulatoriais e 12.490 internações relacionadas ao câncer de mama em 2024. O coordenador da área técnica da Mulher da SES, Edmund Baracat, enfatiza a relevância da mamografia para a detecção precoce do câncer, possibilitando um tratamento mais eficaz.
Há alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama que ainda persistem na sociedade. É fundamental esclarecer que a mamografia não é dolorosa, mulheres que tiveram câncer de mama podem ser mães, os autoexames mamários continuam sendo recomendados, as próteses de silicone não causam câncer de mama e o câncer de mama nem sempre é hereditário. Sempre é aconselhável buscar orientação médica com um especialista em mastologia para sanar dúvidas.
Por outro lado, especialistas ressaltam algumas verdades, como a alta taxa de cura do câncer de mama, com chances superiores a 95% quando diagnosticado precocemente. Além disso, a amamentação é considerada uma forma de prevenção, pois durante esse período, as taxas de certos hormônios que favorecem o desenvolvimento da doença diminuem.