Detran de São Paulo alerta para nova onda de golpes no estado
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está emitindo um alerta aos usuários sobre uma recente onda de golpes que está ocorrendo no estado. Segundo relatos, indivíduos estão se passando por funcionários do órgão, exigindo pagamentos fraudulentos e ameaçando usuários, empresas e profissionais credenciados. Eles alegam ter a capacidade de bloquear registros caso as cobranças não sejam quitadas.
Até o momento, não houve registros dessas práticas na cidade de Franca, conforme informado pela Central de Polícia Judiciária (CPJ). O Detran-SP esclarece que não realiza cobranças ou ameaças por meio de ligações telefônicas e está em um processo de digitalização, com a automação de seus serviços, estando atualmente vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Para denunciar esses golpes, os usuários devem utilizar o Fala SP, o principal canal de comunicação do governo estadual. Ao acessar o site, é necessário clicar no botão “Denúncia” e selecionar o Detran-SP na lista de órgãos disponíveis, relatando o ocorrido na mensagem.
O Detran-SP aconselha as vítimas que possuam informações relevantes a registrarem um boletim de ocorrência e a não efetuarem pagamentos de cobranças sem antes verificar a veracidade dos valores por meio do site e outros canais de comunicação oficiais.
Atualmente, aproximadamente 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de maneira digital. O órgão é responsável por 28% da frota brasileira, contando com mais de 25 milhões de motoristas habilitados e 35 milhões de veículos registrados no estado de São Paulo. Mensalmente, são emitidas mais de 395 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs), totalizando cerca de 136 mil documentos emitidos diariamente.