Domingo, Janeiro 19, 2025
InícioFrancaDetran alerta motoristas sobre golpes que podem causar bloqueio de cadastros

Detran alerta motoristas sobre golpes que podem causar bloqueio de cadastros

Detran de São Paulo alerta para nova onda de golpes no estado

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está emitindo um alerta aos usuários sobre uma recente onda de golpes que está ocorrendo no estado. Segundo relatos, indivíduos estão se passando por funcionários do órgão, exigindo pagamentos fraudulentos e ameaçando usuários, empresas e profissionais credenciados. Eles alegam ter a capacidade de bloquear registros caso as cobranças não sejam quitadas.

Até o momento, não houve registros dessas práticas na cidade de Franca, conforme informado pela Central de Polícia Judiciária (CPJ). O Detran-SP esclarece que não realiza cobranças ou ameaças por meio de ligações telefônicas e está em um processo de digitalização, com a automação de seus serviços, estando atualmente vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Para denunciar esses golpes, os usuários devem utilizar o Fala SP, o principal canal de comunicação do governo estadual. Ao acessar o site, é necessário clicar no botão “Denúncia” e selecionar o Detran-SP na lista de órgãos disponíveis, relatando o ocorrido na mensagem.

O Detran-SP aconselha as vítimas que possuam informações relevantes a registrarem um boletim de ocorrência e a não efetuarem pagamentos de cobranças sem antes verificar a veracidade dos valores por meio do site e outros canais de comunicação oficiais.

Atualmente, aproximadamente 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de maneira digital. O órgão é responsável por 28% da frota brasileira, contando com mais de 25 milhões de motoristas habilitados e 35 milhões de veículos registrados no estado de São Paulo. Mensalmente, são emitidas mais de 395 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs), totalizando cerca de 136 mil documentos emitidos diariamente.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias