De acordo com o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo” das Nações Unidas, divulgado em 2023, aproximadamente 2,33 bilhões de pessoas enfrentaram insegurança alimentar moderada ou grave, sendo que 733 milhões estavam em situação de fome. A insegurança alimentar foi atribuída a diversos fatores, como inflação dos preços dos alimentos, desacelerações econômicas, desigualdade, dietas inacessíveis e mudanças climáticas.
No Brasil, segundo o Atlas Global de Política de Doação de Alimentos, cerca de 61,3 milhões de pessoas sofrem com a insegurança alimentar, o que representa aproximadamente um quarto da população do país. Durante um seminário realizado no Sesc Belenzinho, em São Paulo, Lisa Moon, CEO da The Global FoodBanking Network, ressaltou a persistência dos altos índices de fome e insegurança alimentar em nível global, destacando a importância dos bancos de alimentos para fornecer suporte nutricional vital.
Durante o evento, Carlos Portugal Gouvêa, da USP e Harvard Law School, abordou a questão do desperdício de alimentos no Brasil, especialmente relacionado à pecuária. Ele destacou a conexão direta entre o desperdício de alimentos e a indústria alimentar, ressaltando a necessidade de soluções urgentes e coletivas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e da fome.
Para lidar com esses desafios, são necessárias ações como o apoio aos bancos de alimentos, incentivos fiscais para doações, melhorias na rotulagem de alimentos, investimentos no terceiro setor e políticas públicas eficazes. O professor Carlos enfatizou a importância da assistência social como complemento às políticas públicas para atender às necessidades específicas das famílias em situação de vulnerabilidade.
O programa Sesc Mesa Brasil está celebrando seus 30 anos com o Festival Sesc Mesa Brasil, que inclui apresentações artísticas gratuitas e arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a instituições sociais. Essas iniciativas têm como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para combater a fome e a insegurança alimentar.
Fonte: [Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-08/efeitos-das-mudancas-climaticas-podem-agravar-fome-no-mundo)