Dívida pública global pode ultrapassar US$ 100 trilhões neste ano, alerta FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) emitiu um alerta sobre a dívida pública global, que deve ultrapassar a marca de US$ 100 trilhões neste ano. Países como Brasil, França, Itália, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos estão entre os que enfrentarão um aumento na dívida pública, de acordo com um estudo do FMI. A proporção da dívida em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deve atingir 93% ainda este ano e é projetado que alcance 100% até 2030.
O FMI enfatiza a importância de ajustes fiscais cuidadosamente planejados para controlar a dívida e alerta para o risco das projeções otimistas e dívidas não identificadas. Em um cenário adverso, a dívida global poderia atingir 115% do PIB. A instituição destaca a urgência de controlar a inflação e implementar ações fiscais imediatas para evitar complicações futuras.
A análise do FMI aponta que muitos países precisam de reformas para lidar com a rigidez orçamentária e realocar despesas. A postergação dos ajustes fiscais necessários poderia resultar em reações negativas do mercado. O Fundo ressalta que os ajustes fiscais atuais não são suficientes para estabilizar a dívida e que é necessário um esforço mais substancial em alguns países.