Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioAgronegócio"Dólar sobe em relação ao real em meio a disputa por taxa...

“Dólar sobe em relação ao real em meio a disputa por taxa de fim de mês durante decisões do Fed e Copom”

Na quarta-feira, a disputa entre investidores pela formação da Ptax de fim de mês impulsionou as cotações do dólar em relação ao real, conforme relatado por Fabricio de Castro, da Reuters. Enquanto o dólar cedia em relação à maioria das outras moedas no exterior, no Brasil a moeda norte-americana fechou em alta. O dólar à vista encerrou o dia sendo vendido a 5,6558 reais, registrando uma alta de 0,64%. No acumulado do mês, a divisa teve um aumento de 1,16%.

A disputa pela Ptax, utilizada como referência para a liquidação de contratos futuros, gerou volatilidade no mercado. A decisão do Banco do Japão de elevar sua taxa básica de juros para 0,25% ao ano influenciou a dinâmica do mercado cambial. Apesar da valorização do iene, a pressão pela formação da Ptax no Brasil predominou, levando o dólar a atingir sua máxima durante a coleta de cotações para a taxa de câmbio.

A decisão do Federal Reserve de manter a taxa de juros entre 5,25% e 5,50%, com indicações de possíveis cortes a partir de setembro, também teve impacto no mercado cambial. Mesmo com esse comunicado do Fed, o dólar não reverteu sua tendência de alta no Brasil. Os investidores também aguardavam a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, agendada para depois das 18h30.

No cenário externo, o dólar estava em baixa, enquanto o Banco Central brasileiro realizou leilões de swap cambial tradicional para rolagem de contratos. Quanto ao fluxo cambial, o Brasil registrou um saldo positivo de 937 milhões de dólares até o dia 26 de julho.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias