No domingo (25), estudantes de todo o Brasil participaram das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Um total de 895.512 inscritos realizaram o exame, sendo 754.267 (84,23%) buscando a certificação para o ensino médio e 141.245 (15,77%) para o ensino fundamental.
O Encceja é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, com o intuito de avaliar conhecimentos e habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A participação no exame é voluntária e gratuita, com provas aplicadas em dois turnos.
Além disso, no mesmo dia, aconteceram as provas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2, realizadas em nove cidades brasileiras. O Revalida tem como objetivo avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional de acordo com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os resultados do Encceja são utilizados por secretarias de Educação e institutos federais como referência para certificar os participantes nos níveis de conclusão do ensino fundamental e médio. Já o Revalida aborda áreas como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade. A participação na segunda etapa do Revalida depende da aprovação na primeira.