O Brasil foi eliminado pelo Uruguai nas quartas de final da Copa América, e a ausência do treinador Dorival Júnior na “rodinha” dos jogadores antes da disputa por pênaltis foi um dos destaques nas redes sociais. Enquanto Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai, estava presente orientando os jogadores, Dorival explicou que é sua prática habitual manter-se afastado nesses momentos decisivos, citando experiências anteriores em que também não participou. Ele justificou sua postura, afirmando que se concentra em manter a calma e a concentração.
Antes de assumir a seleção brasileira, Dorival treinou o Flamengo em 2022 e o São Paulo em 2023, sendo convidado para substituir Fernando Diniz após a renovação de Carlo Ancelotti com o Real Madrid. Em entrevista ao GE, ele explicou que já havia definido os cobradores de pênaltis antes do jogo contra o Uruguai e que o goleiro Alisson confirmou sua presença e apoio aos jogadores. Apesar das críticas recebidas, Dorival ressaltou que sua abordagem já foi eficaz em partidas anteriores, como contra o Corinthians e o Sport.
A seleção brasileira foi eliminada após perder nos pênaltis por 4 a 2, com erros de Éder Militão e Douglas Luiz. Dorival explicou que precisou substituir um jogador devido à expulsão de um jogador uruguaio e selecionou Guilherme Arana, mas não se recordava do número da camisa do atleta.