Sexta-feira, Janeiro 3, 2025
InícioEconomiaEconomia em Ação: PIB Disparando, Emprego em Alta e Juros Decolando em...

Economia em Ação: PIB Disparando, Emprego em Alta e Juros Decolando em [ano]

Economia brasileira em 2024: Taxa de desocupação atinge menor índice da série histórica

No ano de 2024, a economia brasileira apresentou indicadores mistos, com aspectos positivos e desafios a serem enfrentados. Um dos destaques foi a taxa de desocupação, que atingiu 6,1%, o menor índice da série histórica, com 6,8 milhões de pessoas em busca de trabalho. Por outro lado, o número de empregados com carteira assinada alcançou o recorde de 39,1 milhões, mas a taxa de informalidade permaneceu alta, atingindo 38,7%.

Em relação à renda, houve um aumento no rendimento médio e na massa de rendimento dos trabalhadores. No entanto, a inflação, medida pelo IPCA, acumulou 4,87% em 12 meses, superando a meta estabelecida pelo governo. A taxa básica de juros, Selic, encerrou o ano em 12,25% ao ano, sofrendo um aumento devido ao cenário inflacionário.

O dólar também se valorizou em relação ao real, fechando o ano cotado a R$ 6,18. A economia brasileira registrou um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre, impulsionado pelos setores da indústria e serviços. Apesar do desempenho relativamente positivo em comparação com outros países do G20, há preocupações em relação aos níveis de investimento.

O resultado final do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 será divulgado em março de 2025, trazendo mais informações sobre o cenário econômico do país.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias