A data da eleição para presidente do Flamengo está marcada para 9 de dezembro, com quatro pré-candidatos confirmados até o momento. O vencedor assumirá o cargo no triênio 2025/2027 em substituição a Rodolfo Landim.
A votação ocorrerá em uma segunda-feira, permitindo que os sócios exerçam seu direito de voto das 8h às 21h, utilizando urnas eletrônicas do TRE na sede da Gávea. O estatuto do clube estabelece que as eleições sejam realizadas nos primeiros 10 dias de dezembro. A mudança para um dia útil gerou questionamentos, especialmente por parte de sócios que não residem no Rio de Janeiro.
As inscrições das chapas estão previstas para o período entre 10 e 30 de setembro, sendo que cada chapa será identificada por um número.
Os pré-candidatos já anunciados são: Rodrigo Dunshee de Abranches, representando a situação; Luiz Eduardo Baptista (Bap), da oposição; Maurício Gomes de Mattos, como terceira via; e Wallim Vasconcellos, ex-vice-presidente do clube.
Outros nomes como Peruano e Pedro Paulo também são mencionados, porém a estrutura atual do processo eleitoral limita a criação de mais de três chapas.
A lista de eleitores aptos a participar da votação será divulgada em 31 de agosto, lembrando que sócios-torcedores não têm direito a voto.
Alguns grupos políticos ainda não definiram seu apoio a nenhum candidato, o que pode resultar em indefinições e possíveis mudanças de apoio ao longo do processo eleitoral.