No último sábado, a Operação Direção Segura Integrada foi realizada em Franca, abordando 674 veículos na Avenida das Seringueiras. A ação resultou na autuação de 24 motoristas por infrações relacionadas ao consumo de álcool. Do total, 21 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e três foram flagrados dirigindo sob influência de álcool. A operação, promovida pelo Detran-SP em parceria com as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, faz parte de uma iniciativa estadual para prevenir acidentes causados pela combinação de álcool e direção.
Dirigir sob influência de álcool, conforme indicado pelo etilômetro até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, e recusar-se a realizar o teste do bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, passíveis de multa e suspensão da CNH. Em casos de reincidência, as penalidades são agravadas. Já quando o teste aponta mais de 0,34 mg por litro de ar expelido, o condutor comete crime de trânsito, podendo receber multa, suspensão da CNH e até prisão.
Além de Franca, outras 13 cidades paulistas participaram da operação, resultando em 340 autuações por alcoolemia. A ação reforça a política de tolerância zero com a mistura de álcool e direção, buscando garantir maior segurança nas vias públicas.