Em meio à escalada de tensão na região, a Embaixada do Brasil em Beirute emitiu recomendações para os brasileiros que residem no Líbano ou estão de passagem. A orientação é considerar a possibilidade de deixar o país “por meios próprios, até o retorno da normalidade”. Além disso, foi aconselhado que os brasileiros que não estão no Líbano evitem viajar para lá neste momento.
Para garantir a segurança, a embaixada recomendou que os cidadãos sigam as medidas de segurança indicadas pelas autoridades locais, evitem áreas de risco e acompanhem as informações sobre a situação do país. Outras sugestões incluem não participar de aglomerações e protestos, assegurar a validade do passaporte e possuir documentos de nacionalidade brasileira.
Para manter os dados atualizados junto ao setor consular da embaixada, os brasileiros devem preencher o formulário de cadastro consular. Em caso de emergência consular, os cidadãos podem contatar os telefones de plantão disponibilizados pela embaixada e pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
A região do Oriente Médio tem enfrentado uma intensificação das tensões, com o Irã prometendo responder ao assassinato do líder do Hamas e o Pentágono dos EUA anunciando o envio de novos caças e navios de guerra para a região.