Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioRibeirãoEMEF Dr. Faustino Jarruche incorpora a Capoeira ao currículo em evento marcante

EMEF Dr. Faustino Jarruche incorpora a Capoeira ao currículo em evento marcante

A capoeira é oficialmente incluída no currículo da EMEF Dr. Faustino Jarruche em parceria inédita

A capoeira foi oficialmente incluída no currículo da EMEF Dr. Faustino Jarruche em uma cerimônia emocionante que marcou uma parceria inédita, ampliando o aprendizado da diversidade na escola em todas as disciplinas. O projeto pioneiro, intitulado “Capoeira e Educação: Um Espaço de Transversalidade”, envolveu 208 alunos da escola, que participaram de um batizado e se tornaram capoeiristas.

O projeto abrange oito turmas do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, que iniciaram a capoeira no ano anterior e passaram pela iniciação. Além disso, outras quatro turmas (1º, 2º e 5º ano) estão em fase inicial do projeto. Nas aulas dedicadas à disciplina, os alunos exploram o viés cultural da capoeira, aprendendo noções de respeito, hierarquia e ancestralidade de raízes africanas por meio da musicalidade e do jogo de capoeira.

A introdução da capoeira na grade curricular não apenas enriquece o aprendizado dos alunos, mas também atende à Lei nº 10.639/2003, à resolução CNE/CP 003/2004 e ao Referencial Curricular Municipal, que orientam o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ampliando o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.

O secretário Felipe Elias Miguel ressaltou a importância da valorização da diversidade na rede educacional para o pleno desenvolvimento dos estudantes. O projeto é realizado pelo Instituto Plural de Educação e Cidadania Vila Bela, sob a coordenação do Mestre Pim, atuando na promoção dos direitos da criança e na defesa da igualdade por meio de manifestações culturais afro-brasileiras.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias