Segundo dados recentes da plataforma de pesquisas eleitorais TIPP, divulgados nesta quinta-feira (31), a candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, está empatada com o ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, ambos com 48% das intenções de voto. Nas últimas duas semanas, tem sido observado um empate técnico, dentro da margem de erro das pesquisas. Esse cenário ressalta a relevância dos estados-pêndulo durante as eleições, devido ao sistema do Colégio Eleitoral americano, no qual o vencedor não é necessariamente quem recebe mais votos populares, mas quem conquista mais delegados.
A pesquisa da TIPP também analisou o sentimento de satisfação no país, revelando que 53% dos entrevistados se sentem pior agora do que antes da pandemia de Covid-19, enquanto 36% afirmam estar melhor. O levantamento mostrou que entre os apoiadores de Kamala Harris, 51% relatam estar melhores, em comparação com 38% que se sentem pior. Já entre os apoiadores de Trump, 68% afirmam estar pior, enquanto 24% dizem estar melhores.
Além disso, a pesquisa abordou a percepção dos eleitores sobre o rumo do país, indicando que 60% dos democratas estão satisfeitos ou muito satisfeitos, em contraste com 38% que expressam insatisfação. Por outro lado, entre os republicanos, 85% estão insatisfeitos, enquanto 13% estão satisfeitos. A crescente insatisfação econômica nas últimas semanas é apontada como um dos principais motivos para o sentimento negativo em relação à situação atual do país.
As campanhas democrata e republicana estão concentradas em conquistar o eleitorado dos sete estados-pêndulo, onde a disputa também está acirrada e com empate técnico entre os candidatos. A pesquisa da TIPP foi conduzida com 1.265 prováveis eleitores entre os dias 28 e 30 de outubro, com margem de erro de 2,7 pontos percentuais.