A Bavarian Nordic pediu à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) a aprovação para expandir o uso da vacina Jynneos contra a varíola para adolescentes. Atualmente, a vacina é recomendada apenas para maiores de 18 anos. A solicitação foi fundamentada em dados preliminares de um estudo que mostrou a eficácia e segurança da vacina em adolescentes e adultos.
Além disso, a empresa planeja conduzir um ensaio clínico para avaliar a eficácia e segurança da vacina em crianças de 2 a 12 anos, visando ampliar sua aplicação para faixas etárias mais jovens. No Brasil, o Ministério da Saúde está negociando com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a compra de 25 mil doses da vacina Jynneos, que têm sido utilizadas em casos de emergência para combater a varíola.
Devido à disponibilidade limitada da vacina, as negociações têm como objetivo garantir uma reserva para o país. Atualmente, o Brasil está em nível 1 de emergência global devido à varíola, sem casos da nova variante identificada na República Democrática do Congo. A última morte pela doença no país foi registrada em abril de 2023.