Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEconomia"Entenda como o 'Trump Trade' tem impulsionado o Bitcoin e a valorização...

“Entenda como o ‘Trump Trade’ tem impulsionado o Bitcoin e a valorização das ações da Tesla”

Após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, diversos índices no mercado financeiro tiveram uma valorização significativa, resultando em um movimento denominado “Trump trade” por analistas. Esse movimento direciona investimentos para ativos relacionados ao presidente eleito ou que possam se beneficiar com as políticas do novo governo que se iniciará em janeiro de 2025.

Na semana seguinte ao pleito, notou-se o destaque nos índices das Bolsas americanas, nas ações da Tesla e do Trump Media and Technology Group, empresa proprietária da plataforma Truth Social, controlada por Trump, e no bitcoin. Essa valorização é atribuída às medidas adotadas durante o primeiro mandato de Trump, como maior protecionismo comercial, desregulamentação de setores e cortes de impostos, que se espera ser retomada no próximo governo.

O índice S&P 500 superou os 6.000 pontos pela primeira vez, registrando um aumento de 4,7% na semana, o melhor desempenho desde novembro de 2023. O Dow Jones também teve uma significativa alta, e o Nasdaq teve a segunda melhor semana, impulsionados pelo corte de 0,25 ponto na taxa de juros pelo Fed.

Além disso, a fabricante de carros elétricos de Elon Musk teve um aumento de mais de 30% durante a semana, atingindo um valor de cerca de US$ 1 trilhão, o mais alto em mais de dois anos. Setores como microchips, prisões privadas, combustíveis fósseis, defesa e finanças também são esperados para se beneficiar com as propostas do presidente republicano.

O dólar também se valorizou em relação a moedas de países como o México devido às políticas de desencorajamento à instalação de fábricas no país vizinho propostas por Trump. No Brasil, o efeito da valorização inicial do dólar foi parcialmente neutralizado pelas discussões em torno da política fiscal do governo.

O bitcoin teve um aumento de mais de 11% na semana, ultrapassando os US$ 76 mil, enquanto as ações do Trump Media and Technology Group subiram 15% na última sexta-feira.

Fonte: Notícias ao Minuto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias