A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde recolheu 520 kg de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti nos bairros Jardim Recreio e Jardim Itaú, em Ribeirão Preto, em uma ação realizada no último sábado, dia 11 de janeiro de 2025. Durante a operação, foram vistoriados 1.823 imóveis, identificados 273 focos de larvas do mosquito e recolhidos 19 pneus.
Luzia Márcia Ramanholi Passos, chefe da vigilância, ressaltou a importância das visitas aos imóveis para orientar sobre medidas preventivas no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya. A ação envolveu 96 funcionários, 12 viaturas oficiais e um caminhão.
Além disso, as equipes também forneceram orientações sobre a vacinação contra a febre amarela, administrando vacinas em moradores não imunizados no Jardim Recreio. A vacina contra a febre amarela é essencial e faz parte do calendário vacinal, sendo aplicada em bebês aos 9 meses, com reforço aos 4 anos, e uma dose única acima dos 5 anos para garantir a proteção.
Para mais detalhes, acesse a notícia completa no site da [Prefeitura de Ribeirão Preto](https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/divisao-de-vigilancia-ambiental-em-saude-recolhe-520-kg-de-possiveis-criadouros-do-mosquito-aedes-ae).