No dia 17 de dezembro de 2024, a Secretaria da Saúde inaugurou a Sala de Apoio à Amamentação destinada às funcionárias. O novo espaço, situado na sede da pasta, oferece um ambiente confortável e privado para que as servidoras possam esvaziar as mamas e armazenar o leite em frascos esterilizados. O leite coletado pode ser armazenado em um freezer com temperatura controlada até o final do expediente, com a devida identificação da mãe, data e hora da coleta.
Lilian Nogueira, coordenadora do programa, enfatizou a importância da sala para as mães que retomam ao trabalho após a licença maternidade, promovendo tranquilidade, saúde do bebê e bem-estar da mãe no ambiente de trabalho. A demanda pela sala surgiu de servidoras em período de amamentação que não tinham um local apropriado para esse fim.
A enfermeira Ananda Leticia Fuzo Ferreira, mãe do pequeno Lucas, foi a primeira a utilizar a sala e ressaltou a importância de conciliar a amamentação com o trabalho. A Sala de Apoio à Amamentação segue as normas da ANVISA e possui credenciamento do Ministério da Saúde.
Para mais informações sobre a Sala de Apoio à Amamentação, destinada às servidoras em período de amamentação, o serviço está disponível na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Prudente de Morais, 457.
Fonte: [Prefeitura de Ribeirão Preto](https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/secretaria-da-saude-inaugura-sala-de-apoio-a-amamentacao-para-funcionarias)