Onélia Santana, esposa do ministro da Educação Camilo Santana (PT), teve sua indicação para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) aprovada nesta sexta-feira, 13. Após passar por uma sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Ceará, seu nome recebeu parecer favorável e foi aprovado por 36 votos a 5 no plenário da Casa.
Com formação em psicopedagogia e doutorado em Ciências da Saúde, Onélia atualmente atua como secretária de Proteção Social do Ceará e agora integrará o TCE-CE pelos próximos 33 anos, até atingir a idade de aposentadoria compulsória aos 75 anos. O salário mensal dos conselheiros do TCE-CE é de R$ 39.717,69.
Apesar de ter sido alvo de críticas em relação aos critérios técnicos e transparência no processo de escolha, a votação foi favorável. Alguns deputados levantaram questionamentos, mas a maioria apoiou a nomeação de Onélia. O deputado Osmar Baquit (PDT) defendeu a indicação, destacando a trajetória política de Camilo Santana no Estado.