Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
InícioAgronegócioEstiagem e queimadas em SP impactam previsão de safra e produção de...

Estiagem e queimadas em SP impactam previsão de safra e produção de açúcar, alerta Datagro

Segundo um relatório da consultoria Datagro divulgado hoje, a safra de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil para o período 2024/25 foi estimada em 593 milhões de toneladas, com uma redução de 9 milhões de toneladas em relação à estimativa anterior. A diminuição é atribuída aos impactos da seca e das queimadas em várias áreas do Estado de São Paulo.

Os incêndios, muitos deles criminosos, no final de agosto, geraram preocupações adicionais sobre as condições dos canaviais que já estavam sofrendo com a estiagem prolongada. A produção de açúcar do centro-sul do Brasil foi estimada em 39,3 milhões de toneladas para a temporada 2024/25, uma queda em relação à projeção anterior de 40,025 milhões de toneladas.

A produção total de etanol (de cana e milho) para o mesmo período foi estimada em 32,52 bilhões de litros, uma redução de 0,44 bilhão de litros, devido aos impactos na safra de cana, representando uma queda anual de 3,2%. Por outro lado, a produção de etanol de milho foi revisada positivamente, passando de 7,7 bilhões para 8,0 bilhões de litros em 2024/25.

Apesar da queda na produção de etanol de cana, houve um aumento na produção de etanol de milho. O “mix” de produção para açúcar foi mantido em 49,6% para a safra 2024/25. A Datagro continua monitorando os impactos dos incêndios e as condições gerais do canavial, podendo fazer ajustes nas estimativas futuramente.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias