Sábado, Janeiro 18, 2025
InícioEducaçãoEstudantes indígenas buscam mais representatividade e apoio nas universidades

Estudantes indígenas buscam mais representatividade e apoio nas universidades

Mais de mil estudantes indígenas de mais de 100 povos estiveram reunidos em Brasília na última semana para participar do XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), organizado pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB). Durante o evento, foram discutidas questões como a inclusão de cotas nas universidades e a criação de uma universidade exclusiva para povos indígenas, levando em consideração suas particularidades culturais e educacionais.

Os estudantes também entregaram uma carta de reivindicações elaborada por coletivos indígenas de 25 universidades, e participaram de audiências no Senado e na Câmara dos Deputados, onde enfatizaram a importância da presença indígena no ensino superior e a integração da ciência indígena no meio acadêmico.

Durante o encontro, foram compartilhadas experiências de superação de preconceitos e desafios enfrentados pelos estudantes, como o caso da estudante Thoyane Fulni-ô Kamayurá, de engenharia florestal, que interrompeu os estudos devido à gravidez, e de Alisson Cleomar, estudante de medicina que enfrentou dificuldades acadêmicas e psicológicas devido ao preconceito.

Para muitos estudantes indígenas, a transição das aldeias para a vida na cidade representa um desafio significativo, envolvendo a necessidade de se adaptar a um novo ambiente. No entanto, a determinação em prosseguir com os estudos e contribuir com pesquisas em prol de seus povos se destaca, como evidenciado pelo relato de Yonne Alfredo, da etnia Tikuna.

O encontro ressaltou a importância do apoio mútuo e da solidariedade entre os estudantes indígenas, que buscam mais espaço e suporte nas universidades para enfrentar desafios e valorizar a diversidade cultural e científica de seus povos.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias