Sábado, Janeiro 18, 2025
InícioSaude"Eventos promovem conscientização e solidariedade na doação de órgãos"

“Eventos promovem conscientização e solidariedade na doação de órgãos”

No último domingo (22), moradores do Distrito Federal participaram de ações no Parque da Cidade Sarah Kubitschek para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos, promovida pela Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF). O evento Setembro Verde – Doe Órgãos, Doe Vida ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e sorteio de brindes, com o objetivo de aumentar a lista de possíveis doadores na região. Houve uma caminhada em grupo e conversas entre pacientes transplantados, famílias doadoras e profissionais de saúde.

Até agosto deste ano, foram realizados 545 transplantes no DF, incluindo 207 de córnea, 177 de órgãos como rim, fígado e coração, e 161 de medula óssea.

No Rio de Janeiro, a campanha “Na Onda da Doação” também procura conscientizar a população sobre a doação de órgãos. Promovida pela Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro, a ação aconteceu na Praça do Arpoador em parceria com o Grupo do Fígado e a Sociedade de Cardiologia do Rio.

Em todo o Brasil, nos primeiros seis meses deste ano, mais de quatro mil órgãos e cerca de oito mil córneas foram doadas para transplantes, representando um aumento de 3,2% em relação a 2023. Apesar do crescimento, a doação de órgãos ainda é um tema tabu para muitas pessoas. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 14 pessoas que manifestam interesse em doar, apenas quatro o fazem devido à recusa da família. Para combater esse tabu, o ministério lançou a campanha “Doação de órgãos: precisamos falar sim”.

No primeiro semestre deste ano, o Sistema Único de Saúde realizou mais de 14 mil transplantes, representando um aumento em relação ao ano anterior.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias